A.1 DP - Descrição do Produto
OBJETIVO
O documento Descrição do Produto contempla as características do produto/serviço que será obtido pela execução de um projeto. Relaciona também as necessidades de negócio que serão atendidas, descrevendo preliminarmente as metas e objetivos que deverão ser atingidos com a conclusão do projeto.
Documento de Descrição do Produto (DP) - Descrição dos atributos e forma de preenchimento
1. SUMÁRIO EXECUTIVO
Síntese dos demais itens constantes neste documento. Oferece um resumo para facilitar a identificação do conteúdo do documento, agilizando sua leitura e compreensão por gestores e executivos.
2. SITUAÇÃO ATUAL E OPORTUNIDADES
Declarar a situação específica que será tratada, fixar seus limites e identificar oportunidades relevantes.
3. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Considera-se como estratégia de negócios da empresa o conjunto de objetivos organizacionais e a forma escolhida para alcançá-los.
Descrever como a disponibilização deste produto/serviço se relaciona com a(s) estratégia(s) de negócio da empresa e quais são os fatores críticos de sucesso para o seu atingimento, incluindo considerações sobre as oportunidades advindas da disponibilização deste produto ou serviço.
4. METAS E OBJETIVOS PARA O PROJETO
Estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados com a consecução do projeto, que servirão como parâmetros para determinar a conformidade do produto ou serviço pelo qual o projeto será empreendido.
A definição dessas metas e objetivos tem, neste momento, caráter preliminar, sofrendo maior detalhamento a medida em que o projeto evolui.
5. NECESSIDADES
Identificar as necessidades gerais que devem ser atendidas para garantir a satisfação dos stakeholders.
Aspectos a serem considerados
- Atendimento a necessidades de clientes
- Atendimento a necessidades de negócio
- Exigências legais ou sócio-ambientais
- Oportunidades de mercado
6. REQUISITOS
Relacionar as condições necessárias para atendimento das necessidades identificadas no item 5 (Necessidades), considerando os aspectos qualitativos, quantitativos e tecnológicos que irão definir o produto/serviço a ser entregue. A definição desses requisitos deve ser feita em caráter preliminar; eles serão progressivamente detalhados nas fases posteriores do projeto.
7. DESCRIÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO
Descrever genericamente as características (físicas, funcionais, tecnológicas) do produto ou serviço, uma vez que essa descrição será progressivamente elaborada durante o desenvolvimento do projeto.
8. RISCOS IDENTIFICADOS
Relacionar riscos identificados caso o produto ou serviço não seja entregue ou não atenda às especificações descritas no item 7 (Descrição do Produto/Serviço).
9. PREMISSAS
Premissas são condições assumidas como verdadeiras (a partir de informações históricas, estatísticas etc), com um certo grau de incerteza e que precisam ser antecipadamente estabelecidas, permitindo que o projeto seja planejado e desenvolvido. Devem ser avaliadas durante o decorrer do projeto, para verificar se ainda são válidas. Estão normalmente associadas a questões como variação cambial e taxa de juros, entre outras.
10. RESTRIÇÕES
Restrições são condições conhecidas antecipadamente, que, de alguma forma, restringem, limitam ou causam impacto no desenvolvimento do produto ou serviço pelo qual o projeto será empreendido.
Restrições Típicas
- Impactos Tecnológicos
- Impactos Ambientais
- Impactos de Segurança
11. AUTORIZAÇÕES
Reconhecimento dos gestores e executivos quanto à necessidade da disponibilização do produto ou serviço.