A.2 DAF - Documento de Avaliação Financeira do Projeto
OBJETIVO
Este documento tem por objetivo facilitar a avaliação financeira do projeto, fornecendo os modelos para o cálculo dos indicadores financeiros comumente utilizados no processo decisório para avaliação dos investimentos em projetos.
O documento está dividido em dois grupos diferentes de planilhas.
Através do primeiro grupo de planilhas – Documento de Avaliação Financeira do Projeto - é possível projetar a renda econômica gerada pelo projeto ao longo de sua vida útil, determinar o período de retorno do investimento e a taxa interna de retorno.
O segundo grupo – Documento de Seleção do Projeto - permite avaliação de projetos, dois a dois, através da transposição automática e comparação dos indicadores VPL, Payback Descontado e TIR, calculados na planilha anterior. Inclui, ainda, espaço para a abordagem de considerações subjetivas relevantes, que devem ser observadas no momento da tomada de decisão pelos executivos e gestores.
Grupo 1 - Planilhas de Avaliação Financeira do Projeto (Exemplo)
A planilha possui, em cada coluna que deve ser preenchida, um comentário com instruções para seu preenchimento.
A coluna TAXA DE JUROS deverá ser preenchida com o percentual relativo à taxa de juros única e arbitrada, que será adotada como premissa para todo o projeto. A definição da taxa de juros pode levar em consideração as tendências do mercado ou projeções internas elaboradas a partir de séries históricas financeiras. É importante observar que a taxa de juros deve estar de acordo com a periodicidade escolhida para a projeção – anual ou mensal.
A coluna PERÍODO deverá ser preenchida a unidade de tempo a ser considerada para o projeto. Os períodos válidos são Ano ou Mês.
Na coluna VALOR devem ser informados os valores reais (sem o desconto da taxa de juros) correspondentes aos fluxos de caixa de cada período do projeto. O ajuste dos fluxos de caixa para refletir o desconto da taxa de juros por período será automaticamente executado pela planilha para o cálculo do VPL.
Os valores de referência que a organização adota como critérios de aprovação para cada um dos indicadores (VPL, Período do Payback e TIR) deverão ser informados na respectiva linha da coluna REFERÊNCIA. Estes valores serão transferidos para as demais planilhas automaticamente.
Com base nos valores de VPL, Período do Payback e TIR automaticamente calculados e nos critérios de avaliação de projeto informados, a planilha apresenta o diagnóstico da viabilidade do projeto, podendo assumir o status de VIÁVEL, INVIÁVEL ou INDIFERENTE.
Grupo 2 – Planilha de Seleção de Projetos (Exemplo)
A planilha possui, em cada coluna que deve ser preenchida, um comentário com instruções para seu preenchimento.
Os valores dos indicadores (VPL, Período do Payback e TIR) referentes aos projetos A e B, uma vez calculados nas respectivas planilhas de Avaliação Financeira, serão automaticamente preenchidos.
Os valores de referência que a organização adota como critérios de aprovação para cada um dos indicadores (VPL, Período do Payback e TIR) são automaticamente preenchidos, a partir da planilha anterior, na respectiva linha da coluna REFERÊNCIA.
Com base nos valores de VPL, Período do Payback e TIR obtidos em cada um dos projetos avaliados e nos critérios de avaliação de projeto informados, a planilha indica, o projeto mais adequado, podendo assumir o status de PROJETO A MELHOR, PROJETO B MELHOR ou INDIFERENTE.
Caso o projeto tenha por objetivo endereçar algum item do planejamento estratégico, a coluna RELAÇÃO COM PLANO ESTRATÉGICO deve ser preenchida com a descrição do(s) item(ns) do plano estratégico que o projeto estará atendendo.
Caso existam relatórios dos estudos comparativos de mercado, realizados através de pesquisas na Web, consultas telefônicas e visitas de avaliação, entre outras, eles devem ser referenciados na coluna BENCHMARKING.
Na coluna ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO, descrever um parecer resumido e consistente que considere, além dos aspectos de viabilidade financeira e retorno de investimentos do projeto, a análise dos fatores subjetivos relevantes que devem ser considerados na escolha do projeto.
O parecer descrito subsidia a tomada de decisão dos gestores e executivos na escolha do projeto que será empreendido.
Aspectos a serem considerados
- Fatores Sociais
- Número de empregos diretos e indiretos a serem gerados
- Número de habitantes beneficiados pelo projetos
- Incentivos a treinamento, educação e cultura
- Fatores Políticos e Administrativos
- Contribuição para o desenvolvimento regional
- Substituição de importações
- Cumprimento de exigências legais
- Fatores Estratégicos e Comerciais
- Melhorar a qualidade de processos e/ou produtos
- Aumentar a produtividade do negócio
- Aumentar a participação no mercado
- Fatores Ambientais
- Impactos sobre o meio ambiente
- Reutilização de recursos naturais esgotáveis
- Reciclagem de Materiais
- Sustentabilidade do Projeto
Na coluna AUTORIZAÇÕES deve ser registrado o reconhecimento dos gestores e executivos quanto à necessidade do empreendimento do projeto para disponibilização do produto ou serviço.
Apêndice A