A.20 CAF - Critérios de Avaliação de Fornecedores
OBJETIVO
De acordo com os tipos de itens a serem adquiridos e das estratégias envolvidas no processo de aquisições de produtos/serviços para o projeto, podem ser estabelecidos diferentes critérios para a avaliação das respectivas propostas de fornecedores.
Critérios de Avaliação de Fornecedores (CAF) - Descrição dos atributos e forma de preenchimento
1. ITEM
Identificar o item envolvido no processo de aquisição.
2. CATEGORIA DO CRITÉRIO
Identificar a classificação do critério (desempenho, qualidade, administrativo, entrega, preço, direitos de propriedade industrial, entre outros).
3. PRODUTO / SERVIÇO
Relacionar os critérios que deverão ser avaliados no que se refere ao produto/serviço, considerando a categoria do critério.
4. FORNECEDOR
Relacionar os critérios que deverão ser avaliados no que se refere ao fornecedor, considerando a categoria do critério.
5. PESO DO CRITÉRIO
Quantificar a relevância do critério para o processo de avaliação do fornecedor.
Visando agilizar o preenchimento deste documento, a metodologia inclui algumas orientações para:
- definir a estratégia de compras dos itens, segundo suas características;
- agrupar e definir os critérios de avaliação dos itens e seus fornecedores.
ESTRATÉGIA DE COMPRAS POR ITEM
Em organizações com grande diversidade e volume de itens de aquisições, os itens a serem adquiridos devem ser categorizados, considerando sua criticidade para a organização (táticos, críticos, estratégicos ou alavancados) e o custo total de sua aquisição.
A tabela abaixo suporta a classificação dos itens por sua estratégia de compras, considerando suas características:
- os itens táticos causam baixo (↓) impacto na operação da organização e representam baixo custo total de aquisições (↓);
- os itens críticos, por sua vez, assim como os estratégicos, são de grande importância para a operação da organização, tendo os primeiros um baixo custo total de aquisições (↓) enquanto os últimos apresentam alto custo total de aquisições (↑);
- os itens alavancados causam baixo impacto (↓) para a operação da organização, mas apresentam alto custo total de aquisições (↑) por serem adquiridos em grandes volumes.
As estratégias, por sua vez, são classificadas considerando o tipo de indústria e a característica do produto solicitado. A interseção dessas classificações recomenda critérios de avaliação específicos para cada tipo de aquisição.
Considerando a diversidade e o número de possibilidades de combinações de critérios que deverão ser estabelecidos pela organização para cada estratégia de aquisição, será apresentada a seguir uma relação genérica de critérios para avaliação de fornecedores, que deverá ser usada como base na determinação dos critérios a serem customizados e aplicados em cada situação.
GRUPOS DE CRITÉRIOS SUGERIDOS
Com a orientação do mapa abaixo, os critérios adequados para a aquisição no documento de Critérios de Avaliação de Fornecedores (CAF) podem ser customizados, e o documento inserido no Pacote de Documentos da Aquisição.