A.3 CP – Carta do Projeto
OBJETIVO
O documento Carta do Projeto, também conhecido como Termo de Abertura do Projeto, reconhece formalmente o início do projeto na organização, apresentando o projeto de forma abrangente, indicando os objetivos e metas que deverão ser alcançados com a sua implementação.
É aprovado pela gerência executiva e designa o gestor responsável pela condução do trabalho do projeto, além de conceder a ele a autoridade necessária para aplicar os recursos que foram liberados pela organização para o desenvolvimento do projeto.
Carta do Projeto (CP) – Descrição dos atributos e forma de preenchimento
1. NOME DO PROJETO
Identifica o nome pelo qual o projeto será conhecido na organização.
2. DEMANDA
Problemas ou oportunidades principais que motivaram a implementação do produto/serviço pelo qual o projeto está sendo empreendido.
Domínio do Atributo
- Demanda de mercado
- Necessidade de negócio
- Avanço tecnológico
- Exigência legal
- Necessidade sócioambiental
3. GESTOR DO PROJETO DESIGNADO
Dados pessoais do gestor designado para o projeto. Considerando o modelo de estrutura organizacional adotado (funcional, matricial, por projetos), a figura do gestor do projeto pode ser constituída por gerentes, coordenadores ou líderes. Informar nome completo, cargo, e-mail e telefone.
4. OBJETIVOS E METAS
Normalmente definidos por verbos de ação, descrevem em detalhes as metas e objetivos do projeto que devem ser atingidos.
Sugestões de Preenchimento
- Deve apresentar parâmetros numéricos de tempo, custo e desempenho
- Sempre que possível, análises financeiras devem ser incluídas
- Representação formal do que se quer atingir com o término do projeto
- Deve ser de fácil mensuração e controle
5. JUSTIFICATIVA DO PROJETO
A justificativa do projeto é complementar aos seus objetivos e metas e representa a razão de ser do projeto, o benefício que será gerado por ele. De caráter subjetivo, é de difícil mensuração por representar, na maior parte das vezes, um sentimento da organização.
6. DESCRIÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO
Indica a abrangência do projeto; é o resultado físico obtido ao término do projeto e documenta as características do produto ou serviço que o projeto está incumbido de criar. A descrição do produto é normalmente menos detalhada durante a fase inicial do projeto e, considerando a elaboração progressiva de suas características, se torna mais detalhada a medida que o projeto avança.
Sugestões de Preenchimento
- Se o projeto é interno, a descrição do produto/serviço deve ser fornecida pela área de origem do projeto ou por seu sponsor (patrocinador), com base nas necessidades do negócio ou requisitos do produto/serviço
- Se é um projeto externo, utilizar como descrição do produto/serviço um sumário do Contrato/ Declaração do Trabalho (SOW) entregues pelo cliente ou fornecedor
7. PREMISSAS
As premissas são condições assumidas como verdadeiras (a partir de informações históricas, estatísticas etc), com um certo grau de incerteza e que precisam ser antecipadamente estabelecidas, permitindo que o projeto seja planejado e desenvolvido. Devem ser avaliadas durante o decorrer do projeto, para verificar se ainda são válidas. É de fundamental importância conhecer, documentar e validar as premissas estabelecidas pela equipe do projeto e pelos stakeholders, bem como tentar levantar o maior número possível de premissas como forma de reduzir os riscos.
Premissas Típicas
- Variação cambial
- Indicadores financeiros
- Normas governamentais
8. RESTRIÇÕES
As restrições representam condições antecipadamente conhecidas e que limitarão as opções da equipe na definição do escopo, orientando as metas e objetivos do projeto.
É de fundamental importância para a fase de planejamento que a principal restrição do projeto seja identificada e conhecida, para que não sejam seguidos rumos inadequados em sua condução.
Devem ser claramente descritas e especialmente consideradas durante a fase de planejamento do projeto.
Restrições Típicas
- Limites de orçamento
- Limites geográficos
- Características técnicas
- Alocação de recursos humanos
- Prazos e datas
- Cláusulas contratuais
9. ESTIMATIVA PRELIMINAR DE CUSTOS
A estimativa preliminar de custos se dispõe a fornecer uma ordem de grandeza do custo do projeto, considerando os elementos envolvidos em sua composição. Pode ser apresentado sob a forma de valor ou unidade financeira adotada pela organização.
10. AUTORIZAÇÕES
Para que a Carta do Projeto esteja completa, é necessário que tenha as aprovações do patrocinador do projeto, da gerência sênior e dos principais stakeholders. Essas aprovações dão a indicação de que eles concordam com o conteúdo e que darão suporte ao projeto.