6.4 Processo de Controle do Custo
O processo de CONTROLE DO CUSTO objetiva influenciar os fatores que possam causar alterações no baseline de custo do projeto, cuidando da monitoração do seu desempenho, detectando e diagnosticando as variações em relação ao orçamento original, agindo no sentido de impedir que as variações de custo excedam os limites das verbas (escalonada e total) destinadas ao projeto. Além disso, gerencia as eventuais alterações de custo que surjam e garante que as alterações no orçamento sejam processadas em conformidade com o controle integrado de mudanças (Processo 6.1).
O QUE É NECESSÁRIO
- Plano Geral do Projeto (PGP) – Framework, Apêndice A.14
- Plano de Gerenciamento do Custo do Projeto
- Baseline de Custo do Projeto
- Itens aprovados do Controle Integrado de Mudanças (CIM) – Framework, Apêndice A.30
COMO FAZER
Considerações Preliminares
O Controle do Custo deve ser exercido tendo como base o estabelecido no Plano de Gerenciamento do Custo, item III do Plano Geral do Projeto, do qual constam os procedimentos para acompanhamento do orçamento, bem como as ações a serem tomadas nos casos em que a execução do controle do custo indicar desvios para cima ou para baixo do valor orçado.
As informações sobre o consumo real de recursos do projeto são obtidas através da atualização do andamento e consumo das atividades. A utilização do gerenciamento do valor agregado e seus elementos básicos (Apêndice B) fornece significativos subsídios para medição do desempenho do custo do projeto:
• Variação do Custo (CV – Cost Variance)
A variação do custo é um parâmetro de medição que indica se os gastos reais do projeto estão acima ou abaixo dos valores originalmente orçados. A Variação do Custo pode ser obtida de forma absoluta, subtraindo do Valor Agregado (EV) o Custo Real (AC – Actual Cost),
CV = EV – AC
podendo ser traduzida em um percentual, através de sua divisão pelo Valor Agregado (EV):
CV(%) = CV / EV
No MS-Project© este atributo é referenciado como Variação do Custo (VC).
• Índice de Desempenho do Custo (CPI – Cost Performance Index)
O Índice de Desempenho do Custo mede o grau de eficiência na utilização dos recursos do projeto e é calculado dividindo-se o Valor Agregado (EV) pelo Custo Real (AC):
CPI = EV / AC
No MS-Project© este atributo é referenciado como Índice de Desempenho do Custo (IDC)
As medidas obtidas através desses indicadores posicionam o projeto em relação ao seu orçamento de custo e sua interpretação é demonstrada pela tabela 6.4-1, a seguir.
Ainda sob o conceito de gerenciamento do valor agregado, considerando o desempenho real do projeto, é possível fazer projeções de custo, antecipando o custo total do projeto no momento de sua conclusão:
• Estimativa na Conclusão (EAC – Estimate at Completion)
Baseado no desempenho do projeto até a data do corte para avaliação, o gerente pode projetar a estimativa do novo valor orçado total para a conclusão do projeto. A Estimativa na Conclusão é calculada dividindo-se o Valor Orçado do Projeto (BAC – Budget at Completion) pelo Índice de Desempenho do Custo (CPI), tendo como premissa que a tendência do desempenho não sofrerá alteração:
EAC = BAC / CPI
No MS-Project©, o atributo EAC (estimativa na conclusão) é referenciado como Estimativa ao Término (EAT) e o atributo BAC (valor orçado do projeto) é referenciado como Orçamento ao Término (OAT)
Esta fórmula do cálculo da projeção tem como premissa que a tendência do desempenho do custo do projeto, traduzida pelo Índice de Desempenho do Custo (CPI), irá se manter constante no período que resta para a conclusão do projeto. Existem outras formas de determinar a projeção dos custos ao final do projeto.
• Variação na Conclusão (VAC – Variance at Completion)
A variação na conclusão determina se o projeto irá terminar abaixo ou acima de seu valor originalmente orçado. A Variação na Conclusão é calculada subtraindo-se a Estimativa na Conclusão (EAC) do Valor Orçado do Projeto (BAC):
VAC = BAC / EAC
No MS-Project©, o atributo VAC (variação na conclusão) é referenciado como Variação ao Término (VAT)
Métodos
- Extrair relatórios do progresso do projeto – MS-Project©.
Relatórios com os elementos básicos, para exportar as tabelas (Excel), viabilizando o cálculo dos indicadores intermediários e das projeções.
Verifique instruções sobre como realizar essa atividade no Framework, Apêndice A.25.
- Registrar Solicitações de Mudanças identificadas.
Durante a execução do processo de controle do cronograma, novas mudanças podem ser identificadas. Quando aplicável, registrar as solicitações de mudanças identificadas.
Formatar documento código SM – Solicitação de Mudança, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.
- Registrar Informações Históricas.
Quando aplicável, registrar as ocorrências na base de lições aprendidas sobre as causas de variação, assim como a justificativa das ações corretivas implementadas.
Formatar documento código IH – Informações Históricas, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.31 desta Metodologia.
O QUE DEVE SER ENTREGUE
- Relatórios de Desempenho e Projeções
- Registro de Solicitação de Mudanças (SM)
- Registro de Informações Históricas (IH)