Controle do Escopo

6.2 Processo de Controle do Escopo

 

O processo de CONTROLE DO ESCOPO se preocupa fundamentalmente em influenciar os fatores que possam causar alterações no escopo do projeto, assegurando que as mudanças sejam discutidas e de consenso dos stakeholders. Tem como outras atribuições gerenciar as eventuais mudanças de escopo que surjam e garantir que as mudanças solicitadas sejam processadas em conformidade com o controle integrado de mudanças (Processo 6.1).

 

O QUE É NECESSÁRIO

 

COMO FAZER


 Considerações Preliminares

O Controle do Escopo deve ser exercido considerando-se o direcionamento estabelecido no Plano de Gerenciamento do Escopo, item I do Plano Geral do Projeto. Ele estabelece os procedimentos, a documentação necessária e os níveis de autorização que serão adotados para a execução do controle do escopo. 

Os entregáveis concluídos devem ser revisados (com base na Estrutura Analítica do Projeto – EAP – e na Especificação do Trabalho do Projeto – EDT -, quando aplicável) e formalmente aceitos pelos stakeholders, garantindo que foram desenvolvidos de forma satisfatória. A não conformidade com o escopo acarreta no registro de uma nova solicitação de mudança.

Nos casos da contratação de serviços e/ou produtos de terceiros, as cláusulas contratuais devem ser analisadas, de forma a não conflitarem com as características da mudança de escopo solicitada, além de poderem servir como base para a validação dos entregáveis.


Métodos

  • Registrar Solicitações de Mudanças identificadas. 

Quando aplicável, registrar as necessidades de mudança identificadas no controle do escopo.

  Formatar documento código SM – Solicitação de Mudança, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.

  • Atualizar o Documento de Entregáveis Concluídos. 

O Documento de Entregáveis Concluídos deve ter seus itens revisados pelos stakeholders responsáveis.

  Atualizar, caso necessário, o documento código DEN, Framework, Apêndice A.32 desta Metodologia.

  • Registrar Informações Históricas. 

Quando aplicável, registrar as ocorrências na base de lições aprendidas.

  Formatar documento código IH – Informações Históricas, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.31 desta Metodologia.

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE

  • Registro de Solicitação de Mudanças (SM)
  • Documento de Entregáveis (DEN) concluídos com revisão 
  • Registro de Informações Históricas (IH)