Controle da Qualidade

6.5 Processo de Controle da Qualidade do Projeto

 

O processo de CONTROLE DA QUALIDADE irá realizar a monitoração de resultados específicos do projeto, avaliando se são compatíveis com os padrões de qualidade relevantes para a organização, identificando formas de eliminar as causas do desempenho insatisfatório. A abordagem utilizada por este documento dá ênfase ao controle da qualidade do projeto, podendo ser aplicada, sem distinção, a todos os tipos de empreendimentos. A qualidade do produto do projeto, por sua vez, tem por objetivo, através de técnicas e métricas particulares a cada tipo de produto, garantir a qualidade do produto criado pelo projeto.

A auditoria da qualidade do projeto, em revisões independentes que identificam se os resultados das atividades do projeto estão compatíveis com as metas de cada fase, autorizando ou não que o projeto siga por suas fases subsequentes. Esta auditoria também é capaz de identificar processos e procedimentos ineficazes ou não efetivos que estão sendo utilizados na execução do projeto para que, em um segundo momento, a correção dessas deficiências reduza o custo da qualidade e melhore o nível de aceitação do produto do projeto pelo cliente ou pelo patrocinador do projeto, na organização executora.

Alguns conceitos, aplicáveis tanto a qualidade do projeto quanto a qualidade do produto, são fundamentais para o controle da qualidade em projetos:

Satisfação do Cliente – entender, gerenciar e influenciar as necessidades do cliente de forma a atender suas expectativas. Isso exige uma combinação entre operacionalidade (o produto ou serviço do projeto deve satisfazer as necessidades reais de utilização) e conformidade com os requisitos (o projeto deve ter como resultado o que está descrito);

Prevenir é melhor do que inspecionar – o custo de prevenir erros é sempre muito inferior ao custo de ter que corrigi-los no momento da inspeção;

Responsabilidade Gerencial – o sucesso do projeto exige a participação de todos os integrantes da equipe do projeto, mas a responsabilidade pela articulação e disponibilidade dos recursos necessários é sempre do gerente do projeto;

Melhoria Contínua – o fundamento da melhoria  contínua é o ciclo planejar-fazer-controlar-agir. As iniciativas internas de melhoria contínua podem auxiliar no controle da qualidade do projeto.

 

O QUE É NECESSÁRIO

COMO FAZER


 Considerações Preliminares

A equipe do projeto deve conduzir a autoavaliação com base nos critérios pré-acordados para mudança de fase, após ter preenchido o documento de autorização de mudança de fase.

A partir das diretrizes definidas no Plano de Gerenciamento da Qualidade do Projeto com relação à periodicidade e conteúdo das revisões e de acordo com as informações sobre o andamento do trabalho do projeto, realizar as revisões de auditoria da qualidade.


Métodos

  • Atualizar documento de Autorização de Mudança de Fase 

Registrar aceite ou recusa dos critérios definidos.

  Atualizar documento código AMF, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.26 desta Metodologia.

  • Registrar Solicitações de Mudanças identificadas 

Quando aplicável, registrar as necessidades de mudança identificadas no controle da qualidade.

  Formatar documento código SM, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.

  • Registrar Informações Históricas. 

Quando aplicável, registrar as ocorrências na base de lições aprendidas.

  Formatar documento código IH – Informações Históricas, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.31 desta Metodologia.

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE

  • Documentos de Autorização de Mudança de Fase (AMF) Aprovados
  • Documentos de Autorização de Mudança de Fase (AMF) Rejeitados
  • Registro de Solicitação de Mudanças (SM)
  • Registro de Informações Históricas (IH)