6.6 Processo de Gerenciamento da Equipe
O processo de GERENCIAMENTO DA EQUIPE é responsável por acompanhar o desempenho individual e coletivo dos integrantes da equipe, dando feedback, resolvendo conflitos e coordenando mudanças para melhorar o desempenho geral do projeto, mantendo-o em seu curso planejado.
O QUE É NECESSÁRIO
- Plano Geral do Projeto (PGP) – Framework, Apêndice A.14
- Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto
- Matriz de Papéis e Responsabilidades (MPR) – Framework, Apêndice A.15
- Organograma do Projeto (OGP) – Framework, Apêndice A.16
- Lista da Equipe do Projeto Designada (LEPD) – Framework, Apêndice A.17
- Informações sobre o desempenho do trabalho do projeto
- Andamento de Tarefas (AT) – Framework, Apêndice A.29
- Documento de Entregáveis (DEN) – Framework, Apêndice A.32
- Avaliação de Desempenho (AD) – Framework, Apêndice A.22
- Registro das Partes Interessadas (RPI) – Framework, Apêndice A.36
COMO FAZER
Considerações Preliminares
Ao gerenciar sua equipe, o gerente do projeto deve estar atento ao comportamento do grupo, administrando conflitos, resolvendo questões interpessoais e avaliando o desempenho dos integrantes da equipe.
O gerenciamento da equipe do projeto pode se tornar uma tarefa complexa quando a estrutura organizacional dominante é a matricial e os integrantes da equipe permanecerão subordinados a um gerente funcional enquanto o projeto durar, se reportando, também, ao gerente de projeto. A gestão efetiva desta relação de dupla subordinação, é na maior parte das vezes, responsabilidade do gerente do projeto e constitui fator crítico de sucesso para o projeto.
Podem ser consideradas como técnicas de apoio:
• Observação e Conversas
O gestor do projeto deve estar em contato frequente com o trabalho e as atitudes dos integrantes da equipe do projeto. Isso exige pró-atividade em comunicação, quer em encontros presenciais ou outras formas de colaboração aplicáveis para grupos virtuais. Essa postura contribui para aumentar a auto-estima dos membros do grupo, assim como ajuda o gerente do projeto a identificar questões críticas e conflitos potenciais;
• Avaliações de Desempenho do Projeto
A necessidade de avaliações formais ou informais do desempenho do projeto está diretamente ligada ao tamanho do projeto e sua complexidade, bem como às políticas organizacionais e aos requisitos de contratos de terceiros. Os integrantes da equipe do projeto precisam receber o retorno de como estão se comportando e de como estão desempenhando os papéis que lhe foram designados. Além de receberem essa avaliação de quem supervisiona suas atividades, também podem receber o chamado feedback 360 graus, que pode ter como fontes os superiores, pares e subordinados.
Essas avaliações, feitas ao longo do projeto, podem redirecionar a distribuição dos papéis e responsabilidades, além de abrir um espaço reconhecido pela equipe do projeto como um momento para troca de feedback, solução de problemas e identificação de necessidades de tutoria e treinamento;
• Gerenciamento de Conflitos
O gerenciamento bem sucedido de conflitos resulta em maior produtividade e relações de trabalho mais produtivas. Regras e normatização do grupo e práticas transparentes de gerenciamento do projeto (como, por exemplo, planejamento da comunicação e definição de papéis) reduzem a ocorrência de conflitos. Quando adequadamente gerenciadas, as diferenças de ponto de vista são saudáveis e podem melhorar o nível de criatividade na elaboração de soluções e alternativas, melhorando o processo de tomada de decisão. No entanto, quando as divergências extrapolam o âmbito da equipe, o gerente do projeto deve agir como facilitador na solução satisfatória do conflito;
• Registro de Questões
A resolução de questões trata ocorrências que podem vir a prejudicar a ação da equipe do projeto no sentido de atingir os objetivos do projeto. Essas questões podem incluir fatores como diferenças de opinião, decisões que devem ser tomadas, situações que precisam ser investigadas e responsabilidades emergenciais que precisam ser designadas a algum dos membros do grupo.
Métodos
- Registrar Solicitações de Mudanças identificadas.
Quando aplicável, registrar as necessidades de mudança identificadas pelas revisões de gerenciamento da equipe.
Formatar documento código SM – Solicitação de Mudança, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.
- Atualizar o Plano Geral do Projeto
O Plano Geral do Projeto pode ter seu Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos atualizado com alterações originadas no processo de gerenciamento da equipe.
Atualizar item IV do documento código PGP, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.14 desta Metodologia.
- Registrar Informações Históricas.
Quando aplicável, registrar as ocorrências na base de lições aprendidas sobre as causas de variação do plano, assim como a justificativa das ações corretivas implementadas.
Formatar documento código IH – Informações Históricas, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.31 desta Metodologia.
O QUE DEVE SER ENTREGUE
- Registro de Solicitação de Mudanças (SM)
- Plano Geral do Projeto Atualizado (PGP)
- Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos
- Registro de Informações Históricas (IH)
- Quando aplicável, enviar as informações de desempenho para o sistema corporativo de Avaliação de Desempenho