Fase de Execução

A fase de EXECUÇÃO incorpora o grupo de processos necessários ao desenvolvimento do trabalho definido no Plano Geral do Projeto (PGP – Framework, Apêndice A.14) para alcançar os objetivos traçados para o projeto. Esta fase envolve a coordenação integrada de pessoas e recursos no sentido de produzir o que foi especificado no escopo do projeto, considerando a implementação de eventuais mudanças aprovadas.

Algumas variações são normais durante a execução de um projeto, tornando-se objetos de re-planejamentos. Essas variações podem incluir, entre outras, alterações na duração das atividades, disponibilidade e produtividade de recursos e erros não previsíveis. Elas podem ou não afetar o Plano Geral do Projeto, exigindo novas análises de desempenho e podem disparar mudanças que, caso aprovadas, podem alterar as baselines originalmente definidas para o projeto. A maior parte do orçamento do projeto será consumida durante a execução dos processos desta fase.

A figura 5-1 representa a Fase de Execução e seu Grupo de Processos, demonstrando a sequência lógica de execução e as principais entradas e saídas. Cada um dos processos do diagrama será detalhadamente apresentado em seguida.

Figura 5-1: Fase de Execução - Diagrama Geral
Figura 5-1: Fase de Execução – Diagrama Geral

5.1 Processo de Execução do Plano do Projeto

 

No processo de EXECUÇÃO DO PLANO DO PROJETO, o gerente do projeto conduz a equipe na execução das atividades do projeto, definidas durante os processos da fase de planejamento e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais inerentes ao projeto. É durante a fase de execução do projeto que a grande maioria do orçamento do projeto será gasta; é exatamente onde o produto do projeto é criado.

O desempenho do projeto é continuamente monitorado e ações corretivas podem ser tomadas a partir da análise comparativa entre o desempenho real e o plano do projeto.

O QUE É NECESSÁRIO

COMO FAZER


 Considerações Preliminares

O Plano Geral do Projeto deve ser consultado nesta etapa para fornecer as diretrizes de custo, tempo, sequência de atividades, recursos humanos e comunicação, além do direcionamento sobre a forma de condução do projeto.

Os entregáveis são produzidos como resultados das tarefas executadas pelos integrantes da equipe do projeto, de forma a atingir os objetivos estabelecidos para o projeto. Como consequência, as informações sobre o desempenho na execução das atividades são coletadas e servirão como entradas para os processos de acompanhamento e monitoração do andamento do projeto (Processos 6.2, 6.3 e 6.4) e Distribuição de Relatórios de Desempenho (Processo 6.7).

As solicitações de mudanças aprovadas são alterações ao projeto original, que receberam o sinal verde para implementação e foram incorporadas para execução pela equipe do projeto.

As solicitações de mudança podem surgir durante a própria execução do projeto e devem ser registradas para análise pelo Controle Integrado de Mudanças (Processo 6.1).


Métodos

  • Registrar Solicitações de Mudanças identificadas

  Formatar documento código SM, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.

  • Extrair do MS-Project© o relatório para acompanhar o andamento das tarefas

  Verifique instruções sobre como extrair documento código AT – Andamento de Tarefas no Framework, Apêndice A.29 desta Metodologia.

  • Extrair do MS-Project© o relatório de entregáveis concluídos

  Verifique instruções sobre como extrair documento código DEN – Documento dos Entregáveis no Framework, Apêndice A.32 desta Metodologia.

O QUE DEVE SER ENTREGUE

  • Registro de Solicitação de Mudanças (SM)
  • Registro de Andamento de Tarefas (AT)
  • Documento dos Entregáveis Concluídos (DEN)