Gestão dos Stakeholders

5.6 Processo de Gestão de Stakeholders

 

O processo de GESTÃO DOS STAKEHOLDERS ou GESTÃO DAS PARTES INTERESSADAS visa assegurar e aprimorar a boa condução e o sucesso do projeto através da manutenção e desenvolvimento das relações entre os indivíduos envolvidos no projeto. Estabelecer/Utilizar meios e métodos que propiciem a comunicação multidisciplinar, o alinhamento das metas, objetivos e interesses, o conhecimento dos riscos e benefícios e, principalmente, o engajamento de todos os envolvidos, se constitui como um elemento chave na execução deste processo. 

Diante da complexidade de se lidar com o ser humano, em função da diverisade de características culturais, comportamentais, interesses, poderes e influências; cabe ao gerente do projeto desenvolver habilidades e competências que lhe possibilite previnir a ocorrência de impactos negativos, provenientes de ações individuais e/ou coletivas, e promover o bem estar, a satisfação e o interesse de todos no sucesso do projeto.

Em situações extremas é comum, e recomendável, que o gerente do projeto solicite o apoio ou, até mesmo, a intervenção do patrocinador do projeto, a fim de restabelecer a normalidade e boa condução dos trabalhos.

 

O QUE É NECESSÁRIO

 

COMO FAZER


 Considerações Preliminares

A revisão e a atualização dos stakeholders, identificados durantes as fases de iniciação e planejamento no documento Registro das Partes Interessadas (RPI), devem ser efetuadas nesta etapa. Assegure que todas as partes interessadas no projeto estejam registradas, suas informações corretas e todos seus campos devidamente preenchidos. Verifique se as avaliações realizadas para cada indivíduo estejam compatíveis com o comportamento apresentado por cada um até este momento. 

  Muito Importante: o documento Registro das Partes Interessadas (RPI) deve ser mantido à parte dos demais documentos do projeto por conter informações sobre perfis e comportamentos dos envolvidos no projeto. Deste modo, as informações contidas neste documento devem estar restritas aos resposáveis pela sua elaboração. Um acesso indevido ou não autorizado a este documento pode quebrar a harmonia e a sinergia da equipe do projeto e, até mesmo, comprometer o sucesso do projeto. Recomenda-se criar o documento com senhas fortes ou criptografia.

O Plano de Gerenciamento das Comunicações, subsidiário ao Plano Geral do Projeto,  deve ser consultado nesta etapa para fornecer diretrizes de gestão e comunicação das partes interessadas no projeto. Procedimentos para identificação, registro, avaliação, persuasão, comunicação, etc, presentes neste plano, devem ser utilizadas no desenvolvimento do trabalho de gerenciamento das partes interessadas.

As solicitações de mudanças aprovadas são alterações ao projeto original, que receberam o sinal verde para implementação e foram incorporadas para execução pela equipe do projeto. Estas devem ser acompanhadas, avaliadas e devidamente comunicadas aos stakeholders apropriados do projeto, informando os impactos (tempo, custo, risco, qualidade, etc) previstos no projeto.

 


Métodos

  • Registrar Solicitações de Mudanças,  quando necessário, resultantes do processo de gerenciamento das partes interessadas 

  Formatar documento código SM, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.28 desta Metodologia.

  • Atualizar o Registro das Partes Interessadas do projeto 

  Atualizar documento código RPI, conforme template e instruções do Framework, Apêndice A.36 desta Metodologia.

  • Atualizar o Plano Geral do Projeto

  O Plano Geral do Projeto pode ter seu Planos de Gerenciamento das Comunicações atualizado de forma a refletir as modificações realizadas a partir de ações e comportamentos apresentados pela(s) parte(s) interessada(s) no projeto.

  Atualizar item V do documento código PGP,  Framework, Apêndice A.14 desta Metodologia.

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE

  • Registro de Solicitações de Mudança (SM), quando aplicável
  • Registro das Partes Interessadas (RPI) no projeto, atualizado
  • Plano Geral do Projeto (PGP) atualizado
    • Plano de Gerenciamento das Comunicações
  • Relatórios e Apresentações do projeto